Óscares 2010, os 10 Magnificos!

Este ano somos presenciados com 10 fantásticas nomeações para óscares. O favorito? Avatar como não podia deixar de ser. Fica aqui uma pequena apresentação dos magnificos 10 filmes, ganhará o melhor certamente!

AVATAR:

As recentes especulações de plágio em relação a “Delgo” poderão manchar as hipóteses de “Avatar” nesta corrida pela principal estatueta dos Óscares, no entanto, esta produção tem gerado muito interesse e especulação que poderá culminar numa agradável surpresa, introduzindo assim a ficção científica na categoria de Melhor Filme.

UP:

A grande obra-prima de animação da Pixar/Disney poderá aproveitar o aumento de nomeados para se introduzir numa das principais disputas cinematográficas do ano, repetindo assim a proeza alcançada por “Beauty & The Beast”. As hipóteses de obter essa cobiçada distinção dependem invariavelmente da qualidade das restantes obras e da mentalidade dos seleccionadores que poderão prejudicar “Up” pela sua natureza animada e infantil, algo que poderá ter afectado as hipóteses de “Wall-E“ na última edição.

PRECIOUS:

A agradável surpresa independente do Festival de Cannes poderá converter-se na agradável surpresa independente dos Óscares, caso se mantenha a tradição de nomear um filme mediaticamente mais fraco. Todos os anos, a Academia destaca uma produção mais simples ou independente que raramente figura na lista dos favoritos da imprensa, na próxima edição, essa honra poderá ser atribuída a “Precious”, uma historia dramática sobre os problemas da adolescência na classe baixa.

THE HURT LOCKER:

Uma magnifica e profunda história dramática sobre o quotidiano dos soldados norte-americanos no Iraque e os trágicos efeitos que esse conflito armado tem nas suas atribuladas vidas. A realização de Katheryn Bigelow é fenomenal e o elenco também nos apresenta uma performance excelente. “The Hurt Locker” é um surpreendente favorito aos Óscares .

DISTRICT 9:

Os filmes de ficção científica raramente atingem este patamar de reconhecimento e prestigio mas o aumento de nomeados poderá alargar os critérios de selecção e derrubar os estereótipos das nomeações, no entanto, a concorrência de “Avatar” poderá condicionar as suas hipóteses.

AN EDUCATION:

Jenny Miller é uma garota de 16 anos que vive com a família no subúrbio de Londres, em 1961. Inteligente e bela, sofre com o tédio de seus dias de adolescente e aguarda impacientemente a chegada da vida adulta. Seus pais alimentam o sonho de que ela vá estudar na Universidade de Oxford, mas a moça se vê atraída por um outro tipo de vida. Quando conhece David Goldman, um homem charmoso e cosmopolita de trinta anos, vê um mundo novo se abrir diante de si. Ele a leva a concertos de música clássica, a leilões de arte, e a faz descobrir o glamour da noite, deixando-a diante de um dilema entre a educação formal e o aprendizado da vida.

INGLORIOUS BASTERDS:

Os imaginativos trabalhos cinematográficos do inigualável Quentin Tarantino entram constantemente em conflito com os rígidos parâmetros de decência da Academia, uma situação que também costuma afectar os projectos de Tim Burton, outro génio incompreendido de Hollywood. Apesar da sua inegável qualidade, “Inglorious Basterds” apresenta-nos o estilo mais puro e imaginativo de Quentin Tarantino que decidiu retratar livremente os acontecimentos da 2ª Guerra Mundial, uma situação que agradou aos fãs mas que não deverá agradar à Academia que muito provavelmente não irá apreciar os excessos de crueldade e violência explícita de Tarantino. Torna-se necessário recordar que o Festival de Cannes, um certamente que normalmente se mostra receptivo aos excessos de Tarantino, não ficou muito convencido com o projecto, algo que nos diz que “Inglorious Basterds” poderá ser demasiado alternativo para os critérios e parâmetros dos Óscares.

UP IN THE AIR:

A promissora estreia mundial de “Up In The Air” no Festival de Toronto confirmou que esta comédia dramática deverá agradar às massas. A sua interessante história, protagonizada por um elenco de luxo liderado por George Clooney, poderá converter esta obra numa séria candidata às nomeações.

A SERIOUS MAN:

Os Irmãos Coen regressam às comédias negras com ”A Serious Man”, uma obra que naturalmente se afasta de “No Country for Old Men” mas que se aproxima do estilo de “Burn After Reading”. O filme apresenta-nos um argumento aparentemente interessante mas será suficiente para atingir o nível pretendido pela Academia?

THE BLIND SIDE:

A inspiradora produção dramática que é protagonizada por Sandra Bullock, “The Blind Side” ou “Um Sonho Possível”, um dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme, chegará a Portugal a 25 de Março de 2010, uma data que irá compartilhar com “How To Train Your Dragon”, “The Imaginarium of Doctor Parnassus”, “Dear John” e “The Time That Remians”. “The Blind Side” conta-nos a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um vagabundo afro-americano que é acolhido por uma família branca que acredita no seu potencial desportivo e que o ajudará a alcançar os seus objectivos.

 

One thought on “Óscares 2010, os 10 Magnificos!

  1. Não gosto de filmes de ficção cientifica mas agradei-me de Avatar. Ainda assim, em opinião pessoal, “Inglorious Basterds” ou “A Serius Man” seriam os vencedores da noite.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s